PLACA N-LABS

Qualquer dúvida em relação aos projetos N-labs pode ser postada aqui sem problemas.

Moderadores: PAULO.MORTARI, Nailson

PLACA N-LABS

Mensagempor rosalinskisurf » 18 Jul 2007, 17:13

Pessoal, terminei a minha placa N-labs, finalmente! Agora que eu percebi que não sei para que servem alguns conectores e estou em dúvida quanto a alimentação (5v apenas) se esta pode ser puxada do micro porque quero ligar os motores só para testar...

abr

Luiz/CTBA
rosalinskisurf
Usuário Interessado

Mensagempor JulioHB » 20 Jul 2007, 09:23

Luiz,

se for testar com um motor apenas, você pode. caso contrario a fonte pode não conseguir fornecer corrente suficiente para os 3 motores.

Certo?

Obrigado.
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
JulioHB
Site Admin

Mensagempor rosalinskisurf » 20 Jul 2007, 14:11

Obrigado pela atenção Julio, com certeza, vc conhece o projeto desta placa, tenho algumas duvidas
tenho os conectores dos 3 motores, x, y z e depois são entradas (onde marca 5v, depois - e depois é 12V ou é saída?) depois tenho mais 5 conectores com numeração 0 a 4, para que servem? Também há 5 botões relacionados com estes 5 (fim da placa)... socorro,estou meio perdido! sem alguem tiver algum tutorial explicativo fico agradecido.
Quando eu comecei a fazer a placa não me preocupei com a documentação, mas como o projeto ficou parado e retomado agora, o site www.nlabs.com.br não está mais no ar ficou complicado, consegui o projeto da r-evolution bem explicativo mas o da phase não...

mais uma vez obrigado pela ajuda

abr

Luiz/CTBA
rosalinskisurf
Usuário Interessado

Mensagempor JulioHB » 20 Jul 2007, 14:57

Ola Luiz,

no começo eu pensei que você estava falando da placa R-evolution, que é uma limitadora de corrente, mas agora eu tenho quase certeza de que você esta falando da placa Phase Drive 5-i da N-labs.

Para tentar explicar melhor ou vou postar uma figura aqui:
Imagem

(observe a figura acima):

na parte superior temos 5 conectores;

o primeiro é o das entradas (5pinos) (379) ;
- logo abaixo deles temos 5 interruptores, que servem como fins-de-curso, sensor para rotação, etc

ao lado direito temos outro conector (3pinos);
- você pode alimentar a placa direto com 5V atravez do pino +5Vout; isso se você não soldou o LM7805 na placa. Se você soldou o LM7805, é possivel alimentar a placa com 7V a 25V que ele se encarrega de ajustar em 5V

os tres ultimos conectores da parte de cima são para ligar os motores
- o comum dos motores vai ao positivo e o restante dos fios é ligado ali nos conectores

O ultimo conector que sobra é aquele que você liga o cabo paralelo.

Espero ter ajudado, mas se estiver com duvidas estamos aqui para ajudar!!!

Falow!
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
JulioHB
Site Admin

Mensagempor PAULO.MORTARI » 20 Jul 2007, 15:03

Grande Julio,

Mandou bem cara !!!

Luiz se precisar de ajuda me dá um toque.

Apesar do site ter saido do ar, eu fazia parte da galera do Nlabs e mantenho contato com eles.

Eu me tornei um consultor da Nlabs.

Abraço

PAULO.MORTARI
PAULO.MORTARI
CNC Maníaco!

Mensagempor rosalinskisurf » 20 Jul 2007, 15:57

Puxa pessoal, não sei como agradecer, foi uma verdadeira luz!
Mas para testar a placa, eu posso ligar apenas os 3 motores a porta paralela com o micro e entrada 5v que vai dar certo?
Estes sensores de fim de curso: quantos são? 4 ou 5? onde consigo?
Mais uma coisa: no desenho, se olhar logo abaixo da entrada/saida de energia, há um componente não identificado, como eu não sabia, coloquei um tip122 ali, está certo?

Paulo: Valeu também, com certeza vou precisar sim, quero testar bem este início depois fazer 3 r-evolution, fiquei babando na sua maquina...

Valeu!
rosalinskisurf
Usuário Interessado

Mensagempor JulioHB » 20 Jul 2007, 16:07

Luiz

aquele componente é o LM7805 que citei acima.

geralmente usa-se 6 fins de curso em cada máquina (2 em cada eixo), pode ser os botões que estão dentro do seu mouse...

Para testar você pode ligar o 5V da fonte do PC na placa sem problemas , e os motores em 12V.

Tenho um motor de 6V e "testo" ele em 12V, aquece muito mas não chega a quimar.

Falow!
JulioHB
Site Admin

Mensagempor rosalinskisurf » 20 Jul 2007, 17:41

Valeu Julio!
Os botões de fim de curso são os botões de click? Se são 6 que eu preciso e na placa só tenho 5 entradas...
Agora os motores de passo, tenho 4 fios que devo ligar na placa 0,1,2,3 a minha duvida é a seguinte: ligo os 5V na placa (in 5V + neutro) aonde vai os 12V do motor?

Valeu

abr

Luiz
rosalinskisurf
Usuário Interessado

Mensagempor JulioHB » 24 Jul 2007, 09:08

Luiz,

qualquer botão que de pra vc posicionar na sua maquina deve servir.

A porta paralela fica um pouco limitada devido ao grande uso de bit's pelos motores, por isso só cabem 5 sensores.

Os 12V do motor vai no comum dele, e os outros fios vão para o 0,1,2,3.

O terra da fonte de 12V tem que estar junto com o terra da fonte de 5V para que os motores funcionem.

Falow :)
JulioHB
Site Admin

Mensagempor rosalinskisurf » 24 Jul 2007, 14:47

Então deixa eu ver se entendi, posso pegar uma fonte at, ligar 5v na placa ou + no outro borne ao lado, 12v no comum de todos os 3 motores.
E quanto aos sensores de fim de curso?
obs: FIZ ESSA MESMA PERGUNTA NO OUTRO TÓPICO...
rosalinskisurf
Usuário Interessado

Próximo

Voltar para Geral