Projeto de mini-fresa CNC

Mecânica em geral, dispositivos, soluções, idéias, rolamentos, fusos, maquinas em geral.

Moderators: Jorge_BH, cyberax, Fernando Emmert

Projeto de mini-fresa CNC

Postby Wander » 13 Oct 2008, 03:26

Primeramente,Boa noite a todos,to comesando no CNC, e pretendo montar uma CNC simples baseada nesse prjeto http://www.instructables.com/id/Easy-to-Build-Desk-Top-3-Axis-CNC-Milling-Machine/ versão brasileira http://troniquices.wordpress.com/2007/12/23/mini-fresadora-de-bancada/
minha duvida é se eu consigo cortar materiais mais resistentes como aluminio, ou até aço? que tipo de modificações eu tenho que fazer pra isso dar certo?
Wander
Usuário Interessado

Postby JulioHB » 13 Oct 2008, 14:24

Wander,

uma maquina com tal estrutura não é capaz de usinar aço, você pode até conseguir fazer alguns sulcos com muitas passadas, mas isso já é outra história.

Você precisa de um spindle (motor da ferramenta) mais forte, um motor de passo mais forte, uma estrutura mais pesada e drivers choppers.

Para PCB creio que não econtrará problemas. Mas para aluminio e aço, infelizmente não boto fé...

Muito Obrigado
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
JulioHB
CNC Maníaco!

Postby Wander » 13 Oct 2008, 15:40

Obrigada pela dica JulioHB, para deixar a estrutura mais pesada é fácil, uma Dremel original não serviria como spindle?
qual motor vcs me indicarião?é só pra fazer umas peças em casa mesmo.
Wander
Usuário Interessado

Postby JulioHB » 13 Oct 2008, 16:33

Wander,

a dremel pode funcionar com alumino, não tenho certeza.

Motor de passo? um de 15kgf sja vi usinando aço, em um vídeo do pessoal da DIMETAL.

Obrigado
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
JulioHB
CNC Maníaco!

Postby Wander » 14 Oct 2008, 15:20

Valeu,descobri que tenho um motor de passo aqui em casa, era de uma maquina de lavar roupa, serviria para fazer a fresa?
eu acho que vo mudar o projeto, vou fazer uma CNC um pouco maior, depois de montar a estrutura eu coloco umas fotos.
Wander
Usuário Interessado

Postby elson » 29 Nov 2009, 15:24

eu estou fazendo uma fresadora cnc. alguém poderia me dizer se a controladora N-LAB R-EVOLUTION funciona mesmo. meu e-mail é: epelson@hotmail.com
elson
Usuário

Re: Projeto de mini-fresa CNC

Postby jack_live » 19 Dec 2009, 19:08

elson wrote:eu estou fazendo uma fresadora cnc. alguém poderia me dizer se a controladora N-LAB R-EVOLUTION funciona mesmo. meu e-mail é: epelson@hotmail.com

funciona sim, mas devemos evitar passar informações por email de assuntos do tópico, pois assim estaremos limitando o aprendizado de outros e até de nós mesmos, que participamos ativamente para o desenvolvimento de novas soluções para nossas maquinas.
NINGUEM É MELHOR QUE TODOS NÓS JUNTOS.
www.artecnc.blogspot.com
jack_live
Usuário Interessado

Postby yuriharrison » 09 Mar 2010, 12:16

Olá, penso em construir 2 fresas cnc, uma para maior, para fazer instrumentos musicais, porem essa pretendo deixar para o futuro quando estiver fera, e outra para ir aprendendo, igual a essa mini-fresadora, entao a pergunta é, tenho comigo, uns 5 motores de passo, porem todos diferentes...tem uns 2 grandes, sao de 2 scanners antigoes. porem nao sei as especificacoes deles...

a minha pergunta é, da pra fazer esse projeto usando 3 motores diferentes...vou ver se acho as especificacoes dos motores de passo, ta dificil...
yuriharrison
Usuário Interessado

Postby john1963br » 10 Mar 2010, 22:40

Nada impede vc usar 3 motores diferentes, desde que vc saiba a especificações de cada um deles, porém acho q motores de scaneres não devam ser tão graaaaandes assim, se bem que isso dependende de cada ponto de vista, é claro..... um motor "grande" eu imagino algo como 32 kgf. Abraço
Se quiseres saber a quantidade de amigos que vc tem: Dê uma festa, se quiseres saber a qualidade dos seus amigos, adoeça.....
john1963br
Super Participativo

Postby yuriharrison » 11 Mar 2010, 11:48

é, ta dificil achar a especificacao desses motores, ele so tem uma numeracao nele, que nao achei nada procurando nos buscadores(google, yahoo etc..) saberia me dizer alguma forma de achar a especificacao deles...

Bom quando falei, grande, é em relacao a ser de um scanner... enfim, era de um scanner antigão, para a3 que usava uma placa propia ISA para comunicar com o pc...por isso desmontei ele e tirei muita coisa boa dele.

Acho que esse usaria no eixo Z devido ao peso....
yuriharrison
Usuário Interessado

Next

Return to Mecânica em Geral