Projeto de mini-fresa CNC

Mecânica em geral, dispositivos, soluções, idéias, rolamentos, fusos, maquinas em geral.

Moderators: Jorge_BH, cyberax, Fernando Emmert

Re: Projeto de mini-fresa CNC

Postby john1963br » 11 Mar 2010, 12:45

yuriharrison wrote:é, ta dificil achar a especificacao desses motores, ele so tem uma numeracao nele, que nao achei nada procurando nos buscadores(google, yahoo etc..) saberia me dizer alguma forma de achar a especificacao deles...
Acho que esse usaria no eixo Z devido ao peso....

O pricipal, é que é que a identidade do fabricante, nesses casos é sempre escondida, pois os integradores nunca querem expor suas fontes, seja de motores e o que mais vc precisar, e isso em qualquer área: tipo a amortecedor do seu carro zero é marca X, mas não está escrito lá nesse amortecedor... só um exemplo
Se quiseres saber a quantidade de amigos que vc tem: Dê uma festa, se quiseres saber a qualidade dos seus amigos, adoeça.....
john1963br
Super Participativo

Postby yuriharrison » 19 Mar 2010, 17:34

Pessoal, vou comprar logo, 3 motores de passo iguais...pretendo fazer isso, pois assim economizarei em neuronios e no proejto da fonte de alimentacao no caso uma so para os 3...

Estou entre 2 motores de passo:

PRIMEIRA OPCAO:

Unipolar ( seis fios)
Tambem funciona em bipolar ( quatro fios)
4V, 2,5 Ohms e 1,6 A por phase
1,8 Graus por passo
5,5 Kgf/cm de Torque Holding

SEGUNDA OPCAO:

Motor de passo de 9,9 kgf/cm
Unipolar (com 6 fios)
Corrente por fase 2A
Resistencia 2 Ohms
Voltagem 4 Volts
1.8 por passo.

Pessoal a diferenca de preco é coisa de 20 reais.

Qual escolher?

Acho que o segundo neh.
yuriharrison
Usuário Interessado

Postby jack_live » 19 Mar 2010, 17:52

vc deveria pegar esse AK57H/3-1.8 na http://www.motores.akiyama.com.br/thumb ... _passo=100 ou esse http://www.actionmotors.com.br/motor_de ... .8d-se.htm este ultimo usei durante bom tempo e fi=unciona muito bem e com um bom drive tem torque bom pra nossas maq se for pequenas e bem montadas na parte mecanica.
jack_live
Usuário Interessado

Postby cyberax » 19 Mar 2010, 18:35

yuriharrison wrote:Pessoal a diferenca de preco é coisa de 20 reais.

Qual escolher?

Acho que o segundo neh.

Saudações yuriharrison,
em princípio sim, a segunda opção é mais interessante, porem por quanto e onde esta comprando estes motores,
pois este de 9,9 kgf custa R$37,00 no ML com o Celso, ja comprei vários sem o menor problema.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138090687-motor-passo-cnc-99-kgf-envio-gratis-na-compra-de-03-pecas-_JM
Last edited by cyberax on 19 Mar 2010, 20:42, edited 2 times in total.
100% Caipira!
www.cyberax.com.br
cyberax
Participativo

Postby yuriharrison » 19 Mar 2010, 20:20

cara consegui mais barato a a 29... e desconto do frete se comprar os 3...entao da em media 100 reais os 3.

Achei muito barato...

o de 9.9 acham que esse de 9.9 da conta? o amigo acima me indicou um que chega a 13 kgf/mm

Nao acham muito para uma maquina simples dessas..

qual seria a vantagem de usar uma um motor mais potente? pela logica, realizariam o trabalho mais rapidamente...ja que P = W/t. mas depois de ter um motor que supra as minhas necessidades, colocar motores mais potentes e caros, nao me daria o estado otimo quanto a custo beneficio para a maquina que pretendo fazer...

A pergunta esses de 9.9 funcionariam uma beleza?
yuriharrison
Usuário Interessado

Postby cyberax » 19 Mar 2010, 20:39

Saudações yuriharrison,

yuriharrison wrote:cara consegui mais barato a a 29... e desconto do frete se comprar os 3...entao da em media 100 reais os 3.

Achei muito barato...

Verifique se vem com o rabicho, eu vi um anuncio de R$29,00, porem vinha sem o rabicho.

yuriharrison wrote:o de 9.9 acham que esse de 9.9 da conta? o amigo acima me indicou um que chega a 13 kgf/mm

Nao acham muito para uma maquina simples dessas..

qual seria a vantagem de usar uma um motor mais potente? pela logica, realizariam o trabalho mais rapidamente...ja que P = W/t. mas depois de ter um motor que supra as minhas necessidades, colocar motores mais potentes e caros, nao me daria o estado otimo quanto a custo beneficio para a maquina que pretendo fazer...

A pergunta esses de 9.9 funcionariam uma beleza?

Positivo funcionariam muito bem, o custo x beneficio vale, com um motor de maior torque você terá a possibilidade de maiores velocidades, é isto mesmo, quanto maior a velocidade que o motor gira, menor o torque, assim pôr exemplo se em 1000 rpm's se o motor perder 50% do torque, o de 5kgf/cm tera 2,5kgf/cm e o de 9.9kgf/cm terá quase o dobro, aumentando o limite de eficiência da maquina, este raciocínio é valido enquanto estivermos falando de motores de formato NEMA23, pois este formato tem baixa inércia e melhor rendimento que formatos maiores.

veja o tópico abaixo sobre a relação torque x velocidade
http://www.cncmania.com.br/forum/viewtopic.php?f=6&t=1260
Last edited by cyberax on 19 Mar 2010, 20:55, edited 1 time in total.
100% Caipira!
www.cyberax.com.br
cyberax
Participativo

Postby john1963br » 19 Mar 2010, 20:41

Beleza esse preço, mas quando cyberax sugerir alguma coisa é sempre bom prestar atenção, o cara é escolado nessa parada, macaco velho...muito velho...
Se quiseres saber a quantidade de amigos que vc tem: Dê uma festa, se quiseres saber a qualidade dos seus amigos, adoeça.....
john1963br
Super Participativo

Postby yuriharrison » 19 Mar 2010, 21:27

Vou citar aqui o cara que esta vendendo o motor a 29, deem uma olhada...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... trosyn-_JM

eu to achando que vou comprar esse que o cyberax deu a dica...pego 21 reais a mais...mas ja eh algo garantido

é bom que compro logo o fuso e as castanhas do mesmo cara...e evito frete.

alguem ja montou uma maquina desse tipo, desse porte...eu to completamente perdido a respeito...

queria dicas...

Pretendo tbm fazer uma "casinha" para essa maquina afim isolar tanto poeira quanto barulho. vou fazer um esquema que assim que abrir a portinha de acrilico da "casinha", ela pare de trabalhar...assim evitando acidentes, o que acham?

Outra coisa...eu tenho uma retifica da marca FORTE, nao é uma ferramenta muito boa, vou ter que mandar regular por que ela esta dando umas travadas nas velocidades menores, era que pretendia por pra trabalhar...

O que me dizem disso tudo...
yuriharrison
Usuário Interessado

Postby cyberax » 19 Mar 2010, 22:12

john1963br wrote:Beleza esse preço, mas quando cyberax sugerir alguma coisa é sempre bom prestar atenção, o cara é escolado nessa parada, macaco velho...muito velho...

Nem tão velho, meio usado.

yuriharrison wrote:Vou citar aqui o cara que esta vendendo o motor a 29, deem uma olhada...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... trosyn-_JM

eu to achando que vou comprar esse que o cyberax deu a dica...pego 21 reais a mais...mas ja eh algo garantido

é bom que compro logo o fuso e as castanhas do mesmo cara...e evito frete.

É uma boa escolha, vai gostar do Celso, é uma pessoa muito séria.

yuriharrison wrote:alguem ja montou uma maquina desse tipo, desse porte...eu to completamente perdido a respeito...

queria dicas...

Pretendo tbm fazer uma "casinha" para essa maquina afim isolar tanto poeira quanto barulho. vou fazer um esquema que assim que abrir a portinha de acrilico da "casinha", ela pare de trabalhar...assim evitando acidentes, o que acham?

Outra coisa...eu tenho uma retifica da marca FORTE, nao é uma ferramenta muito boa, vou ter que mandar regular por que ela esta dando umas travadas nas velocidades menores, era que pretendia por pra trabalhar...

Primeiro de uma boa navegada para ver alguns modelo de estrutura, detalhes de montagem das guias, fusos, então defina seu projeto, as dimensões úteis que você deseja, para o eixo X adicione 150mm para o para o eixo Y se for pórtico móvel adicione 250mm e se for pórtico fixo multiplique pôr 2 e para o eixo Z adicione 100 mm. Assim você terá o comprimento das guias, então adicione mais 100mm em cada eixo e tera o comprimento dos fusos.

Defina o tipo de guia, tipo de montagem, sistema deslizante...

Quanto a estrutura, existem várias abordagens, sugiro que navegue bastante , baixe fotos, tente entender como são montadas, como cada peça deve ser fabricada, só então poderá ter noção do das dificuldades que ira enfrentar.

O mais importante, não compre nada antes de estar inteirado do projeto, dos conceitos, pois voce pode comprar itens desnecessários, ou no meio do desenvolvimento perceber que uma outra abordagem teria sido mais interessante, então, primeiro e antes de mais nada, se inteire dos conceitos, visite por exemplo o site http://www.cnczone.com , neste site voce tera acesso a milhares de fotos de maquinas dos mais diversos modelos e conceitos.

Desejo sucesso em seu empreendimento, tenho certeza que todos aqui terão o maior interesse em ajuda-lo.
100% Caipira!
www.cyberax.com.br
cyberax
Participativo

Postby john1963br » 19 Mar 2010, 22:19

yuriharrison wrote:Pretendo tbm fazer uma "casinha" para essa maquina afim isolar tanto poeira quanto barulho. vou fazer um esquema que assim que abrir a portinha de acrilico da "casinha", ela pare de trabalhar...assim evitando acidentes, o que acham?

Essa "casinha" é muito discutida, mas é algo meio complicado de a implementar, portanto, boa sorte. Quanto a retifica FORTE, sugiro comprar uma makita 3709, que é da mesma medida e servirá no seu suporte (se estiver pronto) e deixar essa "fort" como reserva...
john1963br
Super Participativo

PreviousNext

Return to Mecânica em Geral