Iniciando na programação CNC

Programação CNC.

Moderator: john1963br

Iniciando na programação CNC

Postby fgt » 12 Jan 2008, 11:43

E ai pessoal. Estou iniciando na programação CNC e estou trabalhando com um centro de usinagem Mazak VTC-160 e utilizo o VisualMill 5.0 para programar. Estou com alguma dificuldade para definir principalmente as velocidades de corte e algumas estrategias de usinagem também. Acho que perco muito tempo nas usinagens, mas não tenho certeza pois não tenho experiência na área. Se alguém puder me dar algumas dicas ou quiser ver o que estou usinando posso mandar o desenho por e-mail, pelo menos para ter uma idéia dos tempos de usinagem!!! Valeu!!
fgt
Usuário

Re: Iniciando na programação CNC

Postby biothome » 13 Jan 2010, 18:24

ola amigos

alguem pode me ajudar por favor
sou nova nesse ramo de cnc, consegui a maquina e agora o maximo que fiz foi conseguir ligar e girar o spindler sem movimentar ele para os lados, tenho instalado na computador o mach3,
agradeço desde ja

celia
biothome
Usuário

Postby Jorge_BH » 29 Apr 2010, 12:39

Olá a todos.
Acho que para as duas perguntas acima, as respostas precisarão de mais detalhes. Por exemplo, que tipo de material a usinar, que ferramenta que vai usar, qual a precisão, quais os parâmetros atuais que está usando, anexar o seu código G, etc, etc. Quanto mais informações, mais chances do pessoal do forum ajudar.

Célia, da mesma forma, faça o favor de dizer qual máquina vc tem, quais são os motores, qual programa está usando, o que pretende usinar com a máquina, etc, etc.

Abraços.
Jorge
Jorge_BH
Participativo

Postby JulioHB » 06 May 2010, 00:41

Concordo com o Grande Jorge porém sugiro algo diferente: vá para uma oficina de um amigo com máquinas semelhantes e passe 2 ou 3 dias lá bancando o curioso! rsrsrs vai sair de lá fazendo mt coisa!
é uma boa opção.. mas nem td mundo tem um amigo com uma oficina e máquinas assim :x :(
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
JulioHB
CNC Maníaco!

Postby elizeusouza » 06 Sep 2010, 14:11

Olá..........Me chamo Elizeu e sou de Manaus.
Tenho uma CNC de 4 eixos e não sei o que está havendo pois quando vou usinar as formas esfericas ficam tortas 9 (ovaladas) e as forma triangulares ficam com uma quina na ponta.
Eu faço micro usinagem.....uso o Artcam 9.1 Jewelsmith crio peças em madeira, chaveiros, pingentes etc.
Eu comprei essa maquina de segunda mão...........há cerca de 1 ano estava funcionando bem..........mas de 2 semanas pra cá tá com esse problema. eu apertei os parafusos da rampa......mas contitua do mesmo jeito.
A minha usa um motor pneumatico (spindle) com arrefecimento a água.
Lembro que por causa de virus tive de formatar o meu notebook.........será que o problema é no artcam?
No caso eu não sei as velocidades certas para mergulho, avanço e recuo e velocidade da fresa.
Alguem ai poderia me ajudar?
Até mais!
elizeusouza
Usuário

Postby john1963br » 06 Sep 2010, 22:31

elizeusouza wrote:Olá..........Me chamo Elizeu e sou de Manaus.
,,,,,formas esfericas ficam tortas 9 (ovaladas) e as forma triangulares ficam com uma quina na ponta.

Ola, um dos seu problemas parece estar na configuracao dos passo por mm do eixo X ou Y e o outro no pos-processador, o formato que vc salva seus arquivos. Qual programa vc usa para rodar sua maquina.... abraço.
Se quiseres saber a quantidade de amigos que vc tem: Dê uma festa, se quiseres saber a qualidade dos seus amigos, adoeça.....
john1963br
Super Participativo

Postby Jorge_BH » 07 Sep 2010, 03:14

Olá.
O erro ocorre em qualquer arquivo ou só em um?
Vc tbém mencionou que formatou o notebook. Ele é que controla a máquina? Se for, não é aconselhável o uso de notebooks pra controle de cnc. Vc está usando porta paralela do notebook?
Abraço.
Jorge
Jorge_BH
Participativo

Return to Programação