by gastaoc » 12 Jun 2009, 00:37
Prezados,
Estou em um ponto de decisão. Quero montar minha fresadora CNC e produzir placas de circuito impreso para meu uso. Desenvolvo projetos na área de automação com especialização em indústria farmaceutica. Objetivamente já encontrei venda de partes e peças e até de máquina pronta, porem não consigo saber qual(is) o(s) programa(s) que devo usar para partindo dos arquivos gerber ( os mesmos que envio para as fábricas de PCB que normalmente uso e vem do Proteus Ares ) preparar os arquivos gcode ( me parece que este é o caminho ) e qual(is) o(s) programa(s) que posso utilizar para controlar a fresadora lendo estes arquivos gcode. Sempre estou indo a São Paulo, que me parece concentrar junto com Santa Catarina o povo CNC, gostaria de ter a oportunidade de assistir este processo acontecendo, do início ao fim, pois o investimento para adquirir todos os componentes da máquina é (pelo menos para mim) alto. Tambem gostaria de poder fresar os painéis frontais dos equipamentos, normalmente de alumínio ou acrílico. A Patroa quer aproveitar (condição para autorizar os gastos) fazer peças em mdf para seus artesanatos. Para os painéis e artesanatos faço as artes em Coreldraw e mando para corte a laser.
Não gostaria de passar de novo por situação acontecida a quase 25 anos quando a empresa que eu trabalhava adquiriu de instituição de ensino do RJ um projeto de um plotter a caneta, pagou caro, chegou a colocar em um stand na feira e somente depois foi informado que todo o software para acionar o plotter não fazia parte do pacote e para seu desenvolvimento custava 5 vezes mais do que a parte mecânica.
Desde já agradeço, e desculpas por usar a resposta de um outro post, pois não consegui abrir um novo.
Grande abraço,
Gastão.