CNC Linux

Software para rodar em linux e controlar máquinas. Muito Poderoso.

Moderators: john1963br, PAULO.MORTARI, cyberax

Postby laffer » 16 Oct 2007, 13:34

Grande Julio, assim que conseguir executar algum desenho mando um filminho, falouuuuuuu !!? abraços a todos !!!
obrigado !!
kyrios
laffer
Usuário Interessado

Postby laffer » 17 Oct 2007, 08:29

E ai pessoal, tudo beleza?? acho que o meu ACEcovnerter, não esta convertendo nada, rsrsrs.
Quando faço a converção ele gera um arquivo .NC com 0 Kb, ou seja não tem nada... porem com quando uso o exemplo do ACE.. ai sim ele converte em codigo G... to tomando uma surraaaaaaaaaaaa.. alguem pode me ajudar ????????

Abraços
kyrios
laffer
Usuário Interessado

Postby Danidillen » 30 Oct 2007, 18:37

Olá pessoal! Sou novo aqui no fórum!!! Gostei muito do que estou vendo!!!

Vamos ver se alguém pode me ajudar, estou usando o EMC para comandar minha criatura, porém estou atrás de algum programa cad-cam free, alguém sabe de algum para Linux ou mesmo Windons que seja free? Baixei aqui o Qcad, porém não sei como instala-lo, pois sou completamente iniciante em ambiente Linux... Estou usando o Ubuntu 6.06, alguém pode me dar alguma dica de como faço para roda-lo?

Abraços a todos e parabéns pelo fórum...

Daniel
Danidillen
Usuário

Postby ojvargas » 05 Nov 2008, 17:24

Olá Danidillen.
Para instalar o Qcad no seu linux é bem diferente do que no windows.
Seu arquivo deve ter a extenção .gz.tar certo?
Abra o Terminal.
Digite tar -zxvf qcad xxxxx .gz.tar - Isso descompacta o arquivo e cria um diretório com o mesmo nome do arquivo.
Entre no diretório
CD /qcad xxxxx (use a tecla TAB depois de pressionar a primeira letra do arquivo ou diretorio e o Linux completa para vc).
Verefique as dependências.
./configure
Se der algum problema é aqui que a coisa aperta, pois só continue se não houver falta de bibliotecas.
Dê o comando :
make
E finalmente :
Make install
Para encontrar o programa:
whereis (nome do programa)
Se tiver dificuldade para executar o programa basta digitar QCAD na caixa "Executar comando" e o Linux abre ele para você.
Forte Abraço.
ojvargas
Usuário Interessado

Postby ojvargas » 05 Nov 2008, 17:41

Só esqueci de mensionar.....
Se vc fez o download de uma versão DEMO (2.2) você não precisa mais nada alem do primeiro comando.
Entre direto na pasta e dê um duplo clique no Qcad-demo.
PRONTO.
ojvargas
Usuário Interessado

Postby PAULO.MORTARI » 11 Jun 2009, 14:36

Para quém ainda não usou o Ubuntu (LINUX), segue um link para uma apostila.

Aqueles que nunca usaram o Ubuntu, poderá aprender um pouco mais sobre o Sistema Operacional.

http://www.4shared.com/get/109991830/e1 ... u_804.html

Eu particularmente ainda não vi a apostila toda, mas tem muita informação útil.

Abraço

PAULO.MORTARI
PAULO.MORTARI
Super Participativo

Postby gastaoc » 12 Jun 2009, 00:37

Prezados,

Estou em um ponto de decisão. Quero montar minha fresadora CNC e produzir placas de circuito impreso para meu uso. Desenvolvo projetos na área de automação com especialização em indústria farmaceutica. Objetivamente já encontrei venda de partes e peças e até de máquina pronta, porem não consigo saber qual(is) o(s) programa(s) que devo usar para partindo dos arquivos gerber ( os mesmos que envio para as fábricas de PCB que normalmente uso e vem do Proteus Ares ) preparar os arquivos gcode ( me parece que este é o caminho ) e qual(is) o(s) programa(s) que posso utilizar para controlar a fresadora lendo estes arquivos gcode. Sempre estou indo a São Paulo, que me parece concentrar junto com Santa Catarina o povo CNC, gostaria de ter a oportunidade de assistir este processo acontecendo, do início ao fim, pois o investimento para adquirir todos os componentes da máquina é (pelo menos para mim) alto. Tambem gostaria de poder fresar os painéis frontais dos equipamentos, normalmente de alumínio ou acrílico. A Patroa quer aproveitar (condição para autorizar os gastos) fazer peças em mdf para seus artesanatos. Para os painéis e artesanatos faço as artes em Coreldraw e mando para corte a laser.
Não gostaria de passar de novo por situação acontecida a quase 25 anos quando a empresa que eu trabalhava adquiriu de instituição de ensino do RJ um projeto de um plotter a caneta, pagou caro, chegou a colocar em um stand na feira e somente depois foi informado que todo o software para acionar o plotter não fazia parte do pacote e para seu desenvolvimento custava 5 vezes mais do que a parte mecânica.

Desde já agradeço, e desculpas por usar a resposta de um outro post, pois não consegui abrir um novo.

Grande abraço,
Gastão.
gastaoc
Usuário

Previous

Return to EMC Linux