CNC-caseira +profissional

Categoria para postagem de perguntas relacionadas a CNC.

Moderadores: john1963br, cyberax, Fernando Emmert

CNC-caseira +profissional

Mensagempor jusa » 31 Jan 2008, 09:28

[ font=Arial Black][/font=Arial Black][size=5]<font color="black"></font id="black">
<font size="3"></font id="size3">
como ja fiz minha apresentaçao,e fui bem recebido,vou comesar a entrar em detalhes do meu projeto. Sou shaper e designer de prancha de surf.Ja fiz algumas maquinas fresadoras manuais,para o desbaste do bloco de poliuretano(espuma).Agora vou fazer uma router cnc,para mesma finalidade.A parte eletronica e motores ja comprei,veio do USA.É uma configuraçao semelhante a do Luthier.Porem com motores +potentes.Mas antes de montar a estrutura(que vai levar um tempo)gostaria de montar a parte eletronica em um painel e botar os motores a rodar ,pra teste.Oque vcs acham é por aí?
jusa
Usuário Interessado

Mensagempor JulioHB » 31 Jan 2008, 10:08

Jusa,

legal o projeto, muito interessante vc testar a parte eletronica ja que nao vai começar a mecanica agora... assim vc pode terá ideia de velocidade, força e pode projetar melhor sua estrutura. Boa Sorte no projeto.

Obrigado!!
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
JulioHB
Site Admin

Mensagempor jusa » 31 Jan 2008, 10:33

Blz Julio,acho que é por ai,ne.Mas a parte mecanica tambem ja estou comesando,so que devagar porque é uma estrutura grande ela tera 3m x 1m x 30 cm,respectivos eixos x-y-z .A transmiçao sera atravez de correias sincronizada eixo X e Y ,eixo Z fuso de esfera.Uma pergunta Julio as correias tem passo 10,e como fica o fuso no eixo z,Pode ser qualquer passo?
Tera correias dos dois lados da mesa,sincronizadas por um eixo onde sera
colocado uma polia acoplada ao motor ,que destribuira a força para os dois lados em sincronia,entendeu?oque vcs acham?
jusa
Usuário Interessado

Mensagempor gazola » 01 Fev 2008, 10:49

Cara, eu to fazendo uma coisa parecida.
Mas a minha vai ser 3000x1000x1000, por que posteriormente quero fazer 5 eixos.
Segundo um professor da USP que me auxilia, pra esse tipo de aplicação fuso funciona bem até 1,5m. Maior que isso fica complicado. Correia para o eixo X ele disse q funciona razoavelmente, mas com o problema do pó de PU empasta a correia toda, então ele sugeriu utilizar cremalheira ou cabo. E você com certeza terá que fazer uma redução.
Guilherme
gazola
Usuário Interessado

Mensagempor jusa » 01 Fev 2008, 11:48

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Arial Unicode MS" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by gazola</i>
<br />Cara, eu to fazendo uma coisa parecida.
Mas a minha vai ser 3000x1000x1000, por que posteriormente quero fazer 5 eixos.
Segundo um professor da USP que me auxilia, pra esse tipo de aplicação fuso funciona bem até 1,5m. Maior que isso fica complicado. Correia para o eixo X ele disse q funciona razoavelmente, mas com o problema do pó de PU empasta a correia toda, então ele sugeriu utilizar cremalheira ou cabo. E você com certeza terá que fazer uma redução.
Guilherme
<hr height="1" noshade id="quote"></font id="quote"></blockquote id="quote">

BLZ,Gazola,pois é cara,estamos na mesma barca,se a gente remar juntos quem sabe nao afundamos hehehe.Pois é agora to indeciso quanto a transmiçao ,correia ou,cremalheira e pinhao.A dsd,vc conhece ela usa correia no y,e nao empasta com o po do pu.Gazola estou comesando a parte eletronica e motores ja comprei,mas nao entendo nada de eletronica,vou pagar pra alguem montar um painel pra mim,tipo aquele do luthier,vc conhece alguem que pode fazer isso pra mim,pode ser aqui do forum,ou alguma empresa.Cara estou a disposiçao em ajudar a todos naquilo que estiver ao meu alcance.Vamos trocar ideias,é pra isso que este belo site se propoe.Vou postar as fotos do meu equipamento.ate mais valeu a força
jusa
Usuário Interessado

Mensagempor jusa » 01 Fev 2008, 16:55

Pessoal aqui estao a minha parte eletronica e motores,oque vcs acham ,da pra fazer uma boa maquina.Os motores sao 2 de 46kg/f e 1 de 86kg/f para o eixo x.Os drives sao 3 geckos 201 7A,a interface tem saida pra 2 porta paralela ,entrada pra 10 limit swetches,saida para 8 reles,e ela controla tanto motor de passo como servo motor.A breackboards tambem esta ai na foto.Agora quero montar tudo isso e testar,Mas nao entendo nada de eletronica.Help me
jusa
Usuário Interessado

Mensagempor JulioHB » 02 Fev 2008, 00:00

Jusa,

sobre a transmissão eu ficaria com cabo+reduçao no lugar da cremalheira. Nos dois casos você terá que usar redução e com cabo sai mais barato e simples a manutenção. Mas é apenas uma opnião.

Seus motores são fortes!!!!

Você ja tem a fonte?

Obrigado
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
JulioHB
Site Admin

Mensagempor jusa » 02 Fev 2008, 12:24

Obrigado Julio pela atençao.Nao consegui por as fotos,mas acho que é erro la no host.Vou tentar mais Tarde.Os motores sao nema 34,eles sao fortes,porque eu preciso de velocidade e força,omaximo de velocidade que conseguir tirar.Vai cortar espuma,é muito macia,mas preciso de velocidade,pelo que li,em altas velocidads o motor de passo perde torque,como eles sao potentes nao vai ter problema perder um pouco,esta foi a minha logica.Quanto a fonte,ja veio no pacote o Powersupply
com as caracteristicas.
30 vdc-20 amps
- 35amp,400volt full bridge rectifier
-opem frame construcction
-floating output.
e mais um monte de coisa, que eu fico boiando,sou leigo no assunto
Quando colocar as fotos vc da uma olhada pra mim.Obrigadao mesmo a todos vcs.Ja fazia uns 3 meses que eu estava lendo o forum todo,e percebendo toda a movimentaçao de perguntas respostas,e interaçao entre todos.E resolvi entrar no forum e fazer a minha cnc,vcs tambem sao cumplices hehehe.valeu pessoal
jusa
Usuário Interessado

Mensagempor jrsagitario » 02 Fev 2008, 15:24

Ola pessoal ontem eu estive aqui no forum e gostei muito da atensão que os membros cultivam por aqui estou muito intereçado em montar uma CNC básica para fazer gravuras em acrilico, a medida que pretendo usar, seria no máximo de 40 X 40cm e 5mm de espessura, estive falando com um proficional da área em uma comunidade do orkut e ele me cobrou 22.000,00 por uma cnc proficional... quem dera eu ter essa grana! estive olhando aqui mesmo uma galeria de fotos, e vi algumas simple montadas em casa mesmo... mas onde moro "RJ interior" não se acha muito lugar pra comprar material, gostaria de saber onde acho o que precisa para montar a mesma qual material pode ser montada a base, e se teria algum esquema para montagem... desculpe tantas duvidas; pra mim isso é novidade alem de ser técnico em computadores.
jrsagitario
Usuário Interessado

Mensagempor JulioHB » 04 Fev 2008, 12:37

Jusa,

sua fonte é parruda! Pode mandar as fotos, sem problema...

Você ja tem ideia de como vai ser a máquina?

Obrigado!
JulioHB
Site Admin

Próximo

Voltar para CNC em Geral