Cortador de Isopor

Categoria para postagem de perguntas relacionadas a CNC.

Moderadores: john1963br, cyberax, Fernando Emmert

Cortador de Isopor

Mensagempor Jorge_BH » 09 Fev 2008, 00:24

Bom dia, pessoal. Estou querendo montar um cortador de isopor com fio quente CNC. Vou usar motores de impressora (Rima) e talvez seus próprios trilhos. Desejava saber qual controladora posso usar para 4 motores, qual o software, onde há o programa para os PICs, desenhos do circuito impresso, etc. Agradeço qualquer ajuda antecipadamente.
Abraços.
Jorge_BH
Super Participativo

Mensagempor JulioHB » 10 Fev 2008, 11:04

Jorge,

para cortar isopor não precisa de muita velocidade né? ou precisa?

Aqui no proprio site do TurboCNC tem um exemplo com PIC:

http://www.dakeng.com/u2.html

Espero que consiga realizar seu projeto!

Obrigado
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
JulioHB
Site Admin

Mensagempor PAULO.MORTARI » 10 Fev 2008, 11:42

Jorge,

Postei em outro tópico, mas aproveitando... a placa que vc precisa é de 4 eixos.

Como o Júlio comentou, vc pode usar o TurboCNC, mas tem outros programas, alguns free, outros com licença.

Mas aconselho vc usar inicialmente o Turbo CNC.

Quanto a placa existem várias opções.

Abraço

PAULO.MORTARI
PAULO.MORTARI
CNC Maníaco!

Mensagempor Jorge_BH » 10 Fev 2008, 14:16

Obrigado, Júlio e Paulo. Mas para 4 eixos é meio difícil achar placa controladora. Pensei em fazer quatro placas, uma para cada eixo, mas não tô achando esquema. Outra coisa q preciso da opnião de vcs: estava querendo fazer este cortador com material simples e barato pra ver se vai funcionar. Mas, na realidade quero fazer uma fresa CNC para cortar hélices de helicópteros RC. Elas tem medidas (médias) de 60cm comprimento, 6cm largura e 0,7cm de espessura. Porém, são abauladas em cima e em baixo, no formato de asa de avião. Estou preocupado sobre a posição q a ferramenta vai cortar esse abaulado, porque a fresa (ferramenta)corta é de topo. Não sei se vai dar certo. Se puderem me ajudar mais uma vez, resumindo, seria a placa controladora para um motor, e opnião sobre o corte no abaulado da pá de hélice. Muito obrigado. Jorge
Jorge_BH
Super Participativo

Mensagempor Jorge_BH » 10 Fev 2008, 14:21

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Arial Unicode MS" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by JulioHB</i>
<br />Jorge,

para cortar isopor não precisa de muita velocidade né? ou precisa?

Aqui no proprio site do TurboCNC tem um exemplo com PIC:

http://www.dakeng.com/u2.html

Espero que consiga realizar seu projeto!

Obrigado
<hr height="1" noshade id="quote"></font id="quote"></blockquote id="quote">
Oi, Júlio. Na verdade não pode ter muita velocidade, a não ser que se esquente muito o fio de corte. Já foram feitos cortadores com motores de impress e funcionam. Mas são com controladoras de uns gringos (Espanha) e q dão muito pau. O software tbém é outro, por isso perguntei a vcs. Obrigado.
Jorge
Jorge_BH
Super Participativo

Mensagempor Jorge_BH » 10 Fev 2008, 17:02

Oi, pessoal. Essa é a minha maior dúvida. Tenho uma fresadora manual da Black&Decker (quero adaptar ela no Fresador CNC) e as ferramentas de corte são planas. Se usar os três eixos pra fazer esse perfil, penso q somente a "quina" da fresa irá cortar a madeira, o q eu acho q não ficará bom. Se vcs consiguirem entender esses rabiscos, favor me dar opniões. Obrigado.
Jorge
Jorge_BH
Super Participativo

Mensagempor Jorge_BH » 10 Fev 2008, 18:58

Jorge_BH
Super Participativo

Mensagempor JulioHB » 10 Fev 2008, 23:41

Jorge,

entendi sim, existem ferramentas de pontas "raiadas" (redondas - com raios) no final ficaria melhor que as planas, mas não da pra usar uma lixinha pra dar acabamento e tirar rebarbas?

Obrigado.
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
JulioHB
Site Admin

Mensagempor Jorge_BH » 10 Fev 2008, 23:58

Oi, Júlio, dá pra lixar, sim. O problema q eu estava pensando, é q o desbaste ia ficar muito grosseiro, e eu ia demorar muito dando acabamento na mão.
E pra usar uma tupia manual da Black&Decker na fresadora, quais os motores e placa q vc recomenda. Estou pensando em fazer uma bem parecida com o projeto desse forum, porém mais curta e baixa, e mais larga.
Obrigado por responder a essa chuva de perguntas.
Abraço.
Jorge
Jorge_BH
Super Participativo

Voltar para CNC em Geral